Notícias

Mural em Homenagem às Mulheres da Indústria Conserveira 

O trabalho das mulheres no setor da indústria conserveira e o seu contributo para a economia local, regional e nacional, foram reconhecidos através da criação de um mural artístico. 

O Mural encontra-se na Docapesca em Matosinhos, um espaço emblemático de ligação entre o mar e a terra, que vai servir de palco, até junho, para celebrar a notável contribuição das mulheres que moldaram e continuam a impulsionar a Indústria Conserveira em Portugal. 

O Mural, uma obra autêntica e genuína, composto por 75 fotografias do rosto de mulheres, cria uma representação visual impressionante ao longo de 12 metros, que serve de homenagem às mulheres trabalhadoras, mães, amigas e colegas que desempenham um papel fundamental na produção das nossas conservas de peixe. Com a representação de todas as fábricas nacionais, este mural não reconhece apenas, mas também celebra, a dedicação incansável e a habilidade destas mulheres, cuja contribuição é imprescindível para o produto final de excelência que são as conservas de peixe feitas pelas suas mãos laboriosas. São as mãos destas mulheres que servem de suporte a uma das indústrias mais antigas e queridas do nosso país. 

A indústria conserveira emprega mais de 3500 pessoas em todo o país, das quais cerca de 90% são mulheres, e muitas delas carregam consigo uma tradição familiar: foram levadas para as fábricas pelas próprias mães. São mulheres de força e determinação, cuja alegria e responsabilidade nos inspiram diariamente. 

Contudo, este mural não é apenas uma homenagem às mulheres da indústria conserveira, mas também um reflexo do desejo coletivo por um mundo melhor, mais generoso e mais meigo. É uma expressão tangível do reconhecimento da importância da mão de obra feminina num mundo em mudança. 

A cerimónia de inauguração do Mural em Homenagem às Mulheres da Indústria Conserveira, contou com a presença Dr. José Maria Freitas, presidente da Associação Nacional dos Industriais de Conservas de Peixe, da Dra. Luisa Salgueiro, presidente da CM Matosinhos, entre outros notáveis convidados, mas sublinhamos a presença especial de algumas das Conserveiras que fazem parte deste Mural. 

O Mural pode ser visitado, gratuitamente, na Doca Pesca, Rua Heróis de França 27, 4450-718 Matosinhos

Mais Notícias