Notícias

IMAGENS CONSERVADAS 2023 

Já são conhecidas as imagens vencedoras do concurso de fotografia IMAGENS CONSERVADAS 2023. 

Promovido pela Associação Nacional dos Industriais de Conservas de Peixe (ANICP) esta segunda edição do concurso de fotografia foi uma homenagem às mulheres, não apenas as mulheres da Indústria Conserveira Nacional, mas também ao papel fundamental da Mulher na sociedade e os desafios com que se depara. 

As mais de 180 fotografias a concurso, demonstraram o crescente interesse do público nacional e internacional, não apenas no concurso de fotografia, mas na importância da temática escolhida. 

 1º PRÉMIO, o vencedor António Alves Tedim, contou-nos que registou o papel que a mulher desempenha nas atividades de pesca, mais propriamente na pesca da ameijoa em Aveiro, com muito esforço e dedicação, uma tarefa que associamos maioritariamente ao universo masculino.  

2º PREMIO, o vencedor Manuel Fonseca, partilhou a imagem que registou durante a visita a uma fábrica de conservas. Na fotografia vemos pares de luvas suspensos como testemunhas das jornadas de esforço, suspensas, como se estivessem ali para contar a história das mãos habilidosas que são a magia por trás de cada lata, cheia de peixe e cheia de vida que chega à nossa mesa. 

3ª PREMIO, João Coutinho e a fotografia de uma mulher que regressa do mar, com gaivotas a dançar à sua volta, com cor e graciosidade.  

O Prémio do Público, atribuído a José Morais, num registo mais animado, mostra-nos uma jovem a tocar saxofone, nos jardins de Serralves, numa tarde de verão. 

Veja as imagens na galeria. 

Durante a cerimónia de entrega de prémios que decorreu no Ministério da Agricultura e da Alimentação, José Maria Freitas, presidente da ANICP referiu que em particular para a associação, esta iniciativa reconhece o papel da mulher na mais antiga indústria nacional e destaca a sua contribuição para este setor que emprega mais de 3500 mulheres. 

A Secretária de Estado das Pescas, Dra. Teresa Coelho agraciou os presentes com a sua participação na entrega de prémios aos vencedores. 

Por fim, foi o momento de atribuição de uma Menção Honrosa à Dra. Graça Freitas, cujo empenho e dedicação excecionais durante a pandemia não passaram despercebidos. A sua incansável dedicação à saúde pública e o seu compromisso com o bem-estar da comunidade, destacou-a como um exemplo inspirador de liderança feminina.  

Com esta iniciativa anual, a ANICP procura aproximar o público e os consumidores às conservas de peixe portuguesas, que são uma referência mundial de qualidade, diversidade e saúde.  

Bem como, reiterar o compromisso de promoção e valorização da cultura nacional, que não seria possível sem os incansáveis parceiros: Agência de viagens Media Travel, o El corte Inglês e o Instituto Português de Fotografia. 

Mais Notícias

"Precisamos de fazer como a indústria conserveira, agarrar oportunidades, contornar desafios, vencer num mercado desafiante onde há vantagens comparativas se os países tiveram um grau...