Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/anicppt/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
Imagens Conservadas – 2023 – ANICP

IMAGENS CONSERVADAS: a segunda edição do concurso de fotografia promovido pela ANICP – Associação Nacional dos Industriais de Conservas de Peixe, pretende ser uma homenagem às Mulheres.

Primeiramente às mulheres da Indústria Conserveira Nacional, de modo a homenagear a mão de obra feminina da mais antiga e mais querida indústria nacional, bem como ao papel determinante da Mulher na sociedade, e aos desafios que tem sido capaz de ultrapassar.

Prémio
Concurso

1. O primeiro prémio consta de uma viagem ao Museu Fotografiska, em Berlim.

2. O segundo prémio receberá o valor de 500€ em material fotográfico.

3. O terceiro prémio receberá um voucher de formação no IPF no valor de 300€.

4.  As três fotografias premiadas serão divulgadas pelos órgãos de comunicação social.

5. Todos os candidatos receberão um diploma de participação.

Prémio Público

1. Para todas as fotografias a concurso, abrir-se-á votação ao público, de 14 a 28 de Setembro, na página https://anicp.pt/votacao-publico-imagens-conservadas-2023/ para seleccionar uma (1) fotografia para exposição.

O vencedor receberá um prémio simbólico.

CONDIÇÕES DE
PARTICIPAÇÃO

IMAGENS CONSERVADAS

  • Submissão de candidaturas até dia 7 de setembro de 2023.
  • O vencedor será anunciado a 25 de outubro de 2023.
  • Todo o regulamento disponível abaixo.

    *As datas de participação do concurso foram atualizadas

JÚRI

ROADSHOW

Os projetos que tiverem reconhecimento pelo júri serão selecionados para uma exposição que circulará em várias cidades portuguesas em locais de reconhecido destaque.

Contacto

Alguma dúvida?
Entre em contacto hoje mesmo.

Organização

Apoios

Ministério da Agricultura e Alimentação

Teresa Coelho

Teresa Coelho nasceu em 1970, na Nazaré.

É Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (1988-93); Pós-graduada em Relações Internacionais, no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, da Universidade Técnica de Lisboa e em Contratos Públicos no Instituto de Ciências Jurídicas e Políticas da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa; Mestre em Gestão de Recursos Humanos na Escola Superior de Gestão de Paris (2005).

Advogada desde 1995, exerceu funções de adjunta e chefe de gabinete do Secretário de Estado das Pescas (1996 a 2002); adjunta do Secretário de Estado da Administração Interna e da Proteção Civil (2005 a 2008); adjunta e chefe de gabinete do Secretário de Estado do Desenvolvimento Rural e das Florestas (2009); subdiretora-geral das Pescas e Aquicultura (2010 a 2012); diretora do Gabinete de Auditoria Interna da Docapesca – Portos e Lotas, SA (2012 a 2015) e presidente do Conselho de Administração da Docapesca – Portos e Lotas, SA (2016-2020).

Foi Representante de Portugal no Conselho de Administração da Agência Europeia de Controle das Pescas (2010-2012).

Coautora de diversas publicações no domínio das pescas, dos quais se destaca o livro “Legislação das Pescas, Principais Diplomas Reguladores da Atividade” (Edições Fim de Século).

Foi Secretária de Estado das Pescas do XXII Governo Constitucional.

Sandra Ribeiro

Sandra Ribeiro é presidente da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) desde outubro de 2020.

Foi Diretora Geral na Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho entre 2018 e 2020.

Foi Presidente da Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego entre 2010 e 2014.

É licenciada em Direito, com Pós-graduação em Direito do Trabalho e Técnicas de Legislação.

Isabel Tato

Porto, 1966

Secretária-geral da ANICP, é responsável pela direção geral da Associação e pela coordenação dos Assuntos Europeus. Dedica-se às políticas públicas da ANICP atuando em órgãos públicos e sindicatos, fazendo pontes com os Associados com o objetivo de estabelecer acordos e consensos. Desenvolve trabalhos na área de gestão de conhecimentos, promovendo parcerias entre o tecido empresarial e as entidades científicas com o objetivo de promoção da inovação e aumento da competitividade das empresas.

Ana Madsen

Doutorada em Sistemas de Consumo de Peixe, Ana Madsen estuda os hábitos alimentares dos portugueses (e dos dinamarqueses) há mais de 20 anos. Tendo tido como financiador da sua tese de doutoramento o Ministério das Pescas da Dinamarca – Governo dinamarquês, a investigadora é atualmente docente na Católica Porto Business School.  Ana Madsen dedica especial atenção à analise dos padrões, das preferências e das tendências no consumo de peixe, fazendo sempre um paralelo entre a cultura nórdica e a cultura portuguesa. Temas como a economia, a sustentabilidade, os agentes de mercado, a tradição e a comunicação estão sempre presentes nos artigos publicados e nas palestras que dá

Maria Luz

Maria da Luz, empresária, é a proprietária e gerente do CAN THE CAN em Lisboa, um restaurante com um conceito único no mundo, de promover a indústria conserveira nacional, as conservas portuguesas e os modos de conservação tradicionais.
É responsável pelo museu digital Conservas de Portugal, que apresenta o trabalho de investigação da história da indústria conserveira em Portugal, realizado pelo Can the Can, com o objectivo de  preservar a memória e contar a história da indústria mais querida dos portugueses. O mais completo museu on-line sobre esta temática, uma plataforma cultural, aberta a todos, que se tornou uma referência internacional no âmbito da indústria conserveira e do mar.
O CAN THE CAN situa-se no lugar mais nobre de Lisboa, o Terreiro do Paço, onde a cidade se abre para o rio e o olhar se perde num horizonte de rotas antigas.

Sandra Maria Teixeira

Porto, 1977

Licenciada em Design de Comunicação e Mestre em Design e Produção Gráfica pela Universidade de Barcelona, fundou e dirige o Studio RARO – Sinergias Criativas, atelier de Design de Comunicação e Interiores. Fundadora e Investigadora da LUMICROMA desde 2014, pretende democratizar a experiência fotográfica, num projeto de inovação, arte e educação. Fundou e dirigiu a Mostrarte – Mostra Académica de Artes e Imagem, de 2015 a 2017. Investiga a Indústria Conserveira desde 2004, quando iniciou o seu mestrado e a paixão levou-a prosseguir esta viagem. É presidente da Rota das Conservas – Associação para a Preservação da Memória e do Património Cultural do Mar, associação que fundou em 2018, com o objetivo de resgatar a memória da Indústria Conserveira. Desenvolve atividade nas áreas do Design de Comunicação, Design de Interiores, Fotografia, Património, Literatura, Empreendedorismo e Formação. Foi premiada nas áreas do design, fotografia e poesia.

Narcisa Bandarra

Narcisa Maria Bandarra (Investigadora) – título académico de Agregado em Ciências do Mar pela Faculdade de Ciências de Lisboa em 2018, doutorada em Biotecnologia pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa, Universidade Técnica de Lisboa em 1999, licenciada em Química Aplicada, ramo de especialização em Química Orgânica pela Faculdade de Ciências e Tecnologia em 1989. É responsável pela Divisão de Aquacultura, Valorização e Bioprospeção do Instituto Português do Mar e da Atmosfera desde 2014. Coordena ainda o grupo “Emergent Biotechnologies and Seafood Processing” do CIIMAR. Com mais de trinta anos de trabalho científico na área da valorização dos produtos da pesca e da aquacultura com especial enfoque na bioquímica e valor nutricional, visando a sua importância para a saúde e bem estar do consumidor, bem como o melhor aproveitamento destes produtos pelo setor produtivo. O resultado da sua atividade científica encontra-se refletido na publicação de duzentos e dois artigos científicos em revistas indexadas da especialidade, na participação de mais de cinquenta e oito projetos de I&D nacionais e internacionais e na orientação de setenta e oito estudantes de licenciatura, mestrado, doutoramento e pós-doutoramento nacionais e internacionais. É representante nacional da West European Fish Technologists Association (WEFTA) e participou no “High Level Panel in Ocean Economy (HLPO) https://oceanpanel.org/
Orcid https://orcid.org/0000-0002-7563-9226

Paula Raquel

Doutorada em Geografia e Planeamento Territorial pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa.

Professora de Geografia do 3º Ciclo e Ensino Secundário.

Curadora da Exposição “Rua Direita por Orlando Ribeiro”, organizada pela Câmara Municipal de Viseu (2021).

Membro do Conselho Editorial da Mnemosine Ilustrada Associação Cultural.

Maria Camaroa

Foi uns dos pilares da Comur. Trabalhou 43 anos na fábrica, foi supervisora Gerap, contudo assumiu sempre todas as tarefas da produção.

Uma verdadeira líder, que se orgulhava em dizer que “mostrava como se fazia para que as colegas pudessem aprender”.

Hoje, com 78 anos e já reformada, os seus olhos ainda brilham quando fala da “Fábrica”, motivo pelo qual não hesitamos em convida-la a integrar o júri das Imagens Conservadas.

Rosa Maria Fonseca

Apaixonada por tudo o que é belo,  são as flores,  o mar e a natureza que a inspiram.

Durante mais de 30 anos esteve ligada a  uma conceituada marca de joalheria e atualmente tem a sua própria marca de acessórios de moda, a  My Name is Rose, onde desenvolve todo o trabalho de criação, desenvolvimento e produção dos produtos.

Dedica-se ao estudo do ser humano na sua plenitude e através do auto-conhecimento, frequentando retiros e wokshops com vista ao seu desenvolvimento pessoal, o que se espelha no seu trabalho.

Sara Costa

Sara Costa começou a sua vida profissional como jornalista no jornal Público. 

Trabalhou como copy no mundo da publicidade e desenvolveu, como free lancer, vários projetos de investigação jornalística histórica para diversas publicações. 

A Loja das Conservas é o projeto no qual tem trabalhado ao longo dos últimos 10 anos e que lhe permite conhecer, de forma privilegiada, o mundo as conservas portuguesas.

Teresa Nunes

Teresa Nunes é uma fotojornalista portuguesa inscrita na CCPJ – Comissão da Carteira Profissional de Jornalista, baseada no Porto, Portugal. Teresa sempre teve interesse em jornalismo e documentar o mundo através do seu olhar analítico, já desde uma tenra idade, dando os seus primeiros passos com as câmeras analógicas da sua família, fotografando férias, festas, o dia-a-dia e eventos de arte e espectáculo a que assistia. Tem o grau de Mestre em Direito Público e Internacional concedido pela Universidade Católica Portuguesa. Trabalhou como Advogada durante cerca de dez anos e, em paralelo, dedicava-se já à fotografia. Em 2017 decidiu embarcar numa nova aventura e perseguir a sua paixão pela Fotografia. Ingressou no Curso Profissional de Fotografia do Instituto Português de Fotografia – Porto, que terminou em Junho de 2019 com a apresentação do projecto CUIDA(DOR), um projecto que mostra a realidade de um cuidador informal, na sua beleza, resiliência e desafios.Em finais de Setembro de 2020, fundou o Everyday.Portugal, um projecto exclusivamente desenvolvido no Instagram e que visa documentar o quotidiano do país, dando voz aos fotógrafos documentais, fotojornalistas e novos talentos numa plataforma digital para exposição de trabalhos a um maior e diversificado público nacional e internacional. Desde 2021 que lecciona no Instituto Português de Fotografia. Teresa participou em exposições colectivas e viu o seu trabalho publicado em publicações como o Expresso, o Observador, a Visão, a Point.51 e o Everyday Everywhere, entre outros. Trabalha ainda para a agência SOPA Images.

Vanessa Teodoro

Vanessa Teodoro é uma artista visual multidisciplinar que vive em Lisboa. O seu background acadêmico e  pro ssional em design grá co e publicidade, assim  como a sua infância vivida na África do Sul, tiveram um  papel importante na criação da sua identidade visual.  Desde 2009 dedicada em exclusivo à sua arte, Vanessa  tem colaborado com inúmeras marcas de renome  internacional como Louis Vuitton, Ritz Four Seasons,  Bang & Olufsen, Jaguar, IKEA entre outras. A artista tem  um gosto especial por participar em projetos de street  art e considera muito grati cante o desa o de pintar  grandes murais de domínio público. O seu estilo  de ne-se por uma complexa batalha entre padrões  grá cos, elementos  gurativos e fortes contrastes, tudo  com um toque de caos e humor. 

Alexandra Bento

Formação Académica

Doutoramento em Ciências do Consumo Alimentar pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto

Mestrado em Inovação Alimentar pela Universidade Católica Portuguesa

Pós-Graduação em Gestão na Saúde pela Católica Porto Business School

Licenciatura em Ciências Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto

 

Cargos relevantes

Bastonária da Ordem dos Nutricionistas (2012 até atualidade)

Presidente da Comissão Instaladora da Ordem dos Nutricionistas (2011 – 2012)

Presidente da Associação Portuguesa dos Nutricionistas (1998 – 2011)

 

Atividade Profissional

Assessora Superior na carreira de Técnico Superior de Saúde no Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge

Professora convidada na Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa e na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa

Sandra Farinha

Com base na sua licenciatura em Antropologia, seguiu caminho académico na multidisciplinaridade.

Iniciou o seu percurso no setor da pesca como investigadora, mas foi na ANOPCERCO que continuou a dar s seu maior contributo.

Ana Lisa Luças

Porto, 1972

Licenciada em Artes Plásticas Pintura Faculdade de Belas Artes do Porto, 1996. Frequentou as cadeiras de fotografia e serigrafia, como escolha de tecnologia na FBAUP, nos anos letivos de 1994/95 e 1995/96. Pós graduação em marketing no IPAM 2005/2006. Trabalha como designer e ilustradora na sua empresa Can Design, constituída em 2000 com sede no Porto. Especializou-se em packaging tendo clientes e trabalhos por todo o mundo. Em 2015 foi distinguida com um troféu “Bronze” com as embalagens da gama de conservas biológicas para a “La Gondola”, 2016, troféu “Iron” projeto de embalagem “Leva-te o Surf”, criado para os CTT para o transporte de pranchas de surf, ambos pela A’ Design Award Competition. Tem tido os seus trabalhos apresentados em sites de referência das melhores embalagens do mundo como Packaging of the Word e Favourite Design. Em 2011 iniciou o projeto BART que associa a arte ao desporto, tendo ilustrado diversas pranchas de surfistas nacionais e internacionais. Está presente na coleção da Bordallo Pinheiro com uma sardinha, através do concurso Sardinhas de Lisboa. Como Pintora e ilustradora tem estado presente em diversas exposições.

Ana Paula Bico

Ana Paula Bico é Diretora de Serviços de Nutrição e Alimentação (DSNA) da Direção Geral de Alimentação e Veterinária. É Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos (1994) e licenciada em Engenharia Agro-industrial (1988) e toda a sua vida profissional tem sido em regulamentação e controlo alimentar.

Maria João Gala

Nasceu em Luanda mas aos 5 anos mudou-se para Portugal. Começou por estudar Design de Comunicação nas Belas Artes da Universidade do Porto e seguiu para professora. Fez pós-graduação em Design, Materiais e Gestão de Consumo na Universidade de Aveiro. Um dia decidiu perseguir um sonho – a fotografia. E estudou-a no Instituto Português de Fotografia, descobrindo o fotojornalismo, a sua grande paixão. Estagiou no jornal Público e neste momento é fotógrafa freelancer e colaboradora assídua da Global Imagens, com publicações nos jornais e revistas do Global Media Group.